Librando Com

Conhecendo Rubens Almeida: 

Escritor e pesquisador de literatura em Em escrita de sinais - SignWrinting.
Graduado em Pedagogia pela UNINTER e graduando em Letras Libras pela UNIASSELVI. Especialista em Libras pela UNICOIMBRA. Atua como tradutor e intérprete de Libras pela SEDUC-MA, além de atuar como professor de Escrita de Sinais (SignWriting) na SEMED de São Luís-MA. Integrante do Grupo de Estudos em Língua de Sinais Brasileira (GELIS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atualmente, coordena o projeto "Escreva em Libras Maranhão" e, neste projeto, tem publicado obras literárias em SignWriting e atuado na formação de Surdos nesse sistema de escrita.

Librando com Rubens Almeida:

Seus trabalhos com links gratuitos: 

A lenda da Manguda - https://www.signwriting.org/archive/docs14/sw1391_Telasco_Lenda_Manguda_Brasil_Nov2023.pdf

A lenda e as histórias de Ana Jansen - https://corpusels.paginas.ufsc.br/files/2021/02/A-lenda-e-as-hist%C3%B3rias-de-Ana-Jansen.pdf

 

Conhecendo Flávio Colombini e Miguel Castro: 

Flávio, formado em cinema pela FAAP, descobriu sua paixão pela literatura infantil durante seus estudos nos Estados Unidos. Ele publicou seus primeiros livros infantis, "Poemas Voadores" e "De Onde Vem a Alegria?", em 2008, e desde então, escreveu mais de 20 livros, muitos dos quais são sucessos em plataformas digitais como Amazon e Google Play. Em 2021, fundou a editora Ideias Brilhantes, onde publicou títulos como "A Pequena Lagarta", que lidera como ebook infantil gratuito mais baixado na Amazon há mais de dois anos.

Miguel Castro, um dedicado profissional da educação e intérprete de Libras com ampla experiência em diversas instituições de ensino. Com formação sólida, incluindo pós-graduação em Ensino de Libras, Miguel se destaca por sua atuação na inclusão de pessoas surdas e deficientes visuais. Sua paixão pela literatura infantil é evidenciada por seu trabalho de tradução de livros infantis para Libras, utilizando o Sistema Sutton de Escrita de Sinais. Além disso, Miguel compartilha seu conhecimento por meio de um canal no YouTube, onde ensina Libras e promove a escrita de sinais.

Librando com Flávio Colombini e Miguel Castro: 

Seus trabalhos:

Flávio é um autor dedicado à literatura infantil com destaque na adaptação de suas obras para a comunidade surda, utilizando Libras e SignWriting. Entre seus livros adaptados estão "De Onde Vem a Alegria?", "O Elefante em Apuros" e "Boa Noite, Zoológico!", que são amplamente reconhecidos e adotados por escolas e instituições. Além disso, a série "Poemas Divertidos", com três volumes, também foi adaptada para Libras, promovendo a inclusão e acessibilidade na literatura infantil. Flávio possui mais de 20 livros publicados, consolidando-se como uma referência na área.

Em parceria com Flávio Colombini, Miguel realizou o trabalho de tradução dos livros do autor utilizando o Sistema Sutton de Escrita de Sinais. Entre os livros adaptados por ele estão "De Onde Vem a Alegria?", "O Elefante em Apuros" e "Boa Noite, Zoológico!", obras que têm sido amplamente reconhecidas e adotadas por escolas e instituições pela sua qualidade e acessibilidade. Além disso, Miguel também adaptou alguns poemas da série "Poemas Divertidos", composta por três volumes, promovendo a inclusão e o acesso à literatura infantil para a comunidade surda.

 

Librando com Fernanda Machado:

Fernanda de Araújo Machado é uma artista plástica, poetisa e atriz surda brasileira que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio para explorar e expressar a experiência de ser surda.

Reconhecida como referência na valorização da cultura surda e na promoção da inclusão, Fernanda destaca em suas obras a rica vivência cultural da comunidade surda brasileira. Seus trabalhos abordam temas como a história da educação de surdos e os desafios enfrentados por essa população.

Formada em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernanda também atua como professora no curso de graduação em Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Librando com Taísa Aparecida Carvalho Sales:

Taisa Aparecida Carvalho Sales é doutoranda em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com foco em literatura, memória, cultura e ensino.

É professora efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Faculdade de Letras, no Departamento de Libras e Tradução.

É mestre em Letras pela UNIOESTE e especialista em Libras, Educação Especial e Literaturas Inglesa e Norte-Americana. Formou-se em Letras Português/Inglês pela Unipar. Também integra o grupo de pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória da UNIOESTE.

 

Librando com Viviane Midori:

Viviane Midori Kotaki Silva é uma artista surda, designer, artesã e ilustradora nascida em São Paulo. Desde jovem, desenvolveu o gosto pelas artes e aprendeu de forma autodidata diferentes técnicas de desenho e criação.

Ela é fundadora da Idealibras Produções Artísticas e Literárias, um projeto que busca valorizar a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por meio de suas obras e produtos, Viviane promove a inclusão, a representatividade e o respeito à identidade surda.

Sua arte reflete o cotidiano, as lutas e as expressões da comunidade surda, sendo também uma forma de comunicação e afirmação cultural. Além disso, Viviane é mãe de Vanessa, que também é surda, e essa relação familiar inspira muitas de suas criações, mostrando os desafios e as conquistas de pessoas surdas na sociedade.

Librando com Guilherme Nichols: 

Guilherme Nichols é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no curso de Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa. É mestre e doutorando em Educação pela UNICAMP, além de licenciado em Letras Libras pela UFSC.

Sua atuação se concentra em temas como letramento em Libras, cultura surda, literatura surda e educação de surdos. É fluente em Libras e Língua de Sinais Americana (ASL), participando de projetos de tradução, interpretação e produção acadêmica voltados à valorização da língua de sinais.

Em sua pesquisa de doutorado, intitulada “Além da literatura surda: a sinalização menor como potência criativa no uso da Libras”, ele investiga as possibilidades expressivas e criativas da língua de sinais. Também é coautor de obras sobre educação de surdos, como CasaLibras: Educação de surdos, Libras e infância.